6 erros mais comuns ao comprar um aquecedor solar

Na hora de economizar energia elétrica e dar aquela ajuda para o meio ambiente, comprar um aquecedor solar parece a opção mais sensata, não é mesmo? Porém, nem todo mundo se atenta a alguns itens importantes e acaba levando para casa um produto que não suprirá as suas necessidades — e ainda lhe dará problemas mais tarde.

Por isso, é muito importante conhecer os erros mais comuns na hora de comprar um aquecedor solar — e saber exatamente como evitá-los. Se você está pensando em instalar um aparelho desse na sua casa para aquecer água, fique atento: este texto é ideal para você!

Erro 1: Não considerar a quantidade de pessoas da residência

Para que o seu aquecedor solar seja realmente eficiente, é muito importante que você defina a dimensão e as características do seu produto de acordo com as suas necessidades. Ou seja, antes de decidir o modelo, é fundamental que você considere quantas pessoas moram na casa e quanto de água quente elas consomem.

Erro 2: Desconsiderar a quantidade e a localização dos pontos de água quente

Além da quantidade de pessoas, na hora de determinar o melhor aquecedor solar, é importante que você saiba exatamente quais são os pontos de água quente e qual é o tempo médio de utilização de cada um.

Lembre-se de considerar o chuveiro e todas as torneiras que receberão água quente, além de incluir todos os cômodos da casa, como a cozinha, banheiros e lavabos. Caso contrário, pode ser que você compre um aquecedor solar incapaz de suprir suas necessidades e fique com a água fria quando mais precisar.

Erro 3: Não pensar onde será feita a instalação

É fundamental que você avalie o local onde será instalado o seu aquecedor solar, afinal, como o próprio nome sugere, ele não funcionará adequadamente se houver sombreamento nos pontos de instalação.

Powered by Rock Convert

Assim, um aquecedor solar instalado debaixo de uma árvore ou atrás de uma construção (como um edifício vizinho ou uma parede muito alta) não conseguirá aquecer a água na temperatura adequada ou no volume necessário.

Erro 4: Desconsiderar a região do Brasil onde você mora

Pode parecer apenas um detalhe, mas na hora de comprar aquecedor solar, você também deve considerar a região na qual você mora. Afinal, o Brasil é um país de grandes extensões e possui estados em que há maior e menor incidência solar — inclusive variando de acordo com a época do ano. Isso vai alterar a direção para as quais as placas do aquecedor serão instaladas e seu grau de inclinação.

Erro 5: Comprar de uma marca que não tenha foco na qualidade

Na hora de encontrar o aquecedor solar ideal, você não pode se basear apenas no preço, pois assim você corre o risco de comprar um produto que não tenha o selo de certificação do Inmetro e de empresas que regulamentam o setor.

Se o produto tiver baixa qualidade, isso indica que ele foi fabricado com materiais de procedência duvidosa, podendo levar a um desgaste mais rápido e problemas de funcionamento. Certifique-se de que seu sistema tenha qualidade alta, pois assim ele funcionará de forma eficiente e suportará sua demanda — evitando que você continue tendo de usar a energia elétrica e acabe gastando quase o mesmo no final do mês.

Erro 6: Negligenciar a manutenção

Para manter o seu aquecedor funcionando por um longo período, é fundamental que você faça uma manutenção adequada pelo menos 2 vezes por ano, com a limpeza dos vidros dos coletores e a drenagem de todo o sistema.

Depois de conhecer os principais erros na hora de comprar aquecedor solar, ficou mais fácil realizar esse processo de forma segura e consciente, não é mesmo? Se você gostou deste conteúdo, siga nossa página no Facebook e receba informações interessantes sobre energia solar e sustentabilidade!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *