5 erros que fazem você gastar mais na conta de energia

O valor da temida bandeira vermelha da conta de luz até caiu um pouquinho recentemente, mas o preço da energia elétrica no Brasil continua bem salgado, não é? E nesse contexto, desperdiçar eletricidade é praticamente sinônimo de jogar dinheiro fora.

Mas e se, apesar de todos os seus cuidados para apagar as luzes quando sair, cortar seu tempo no chuveiro e reduzir o uso de aparelhos eletrônicos, você ainda estiver jogando eletricidade pelo ralo por causa de alguns errinhos bobos? No post de hoje, vamos te mostrar que erros são esses e como você pode fugir deles para abaixar o valor da sua conta de energia. Confira!

Deixar o carregador do celular plugado o tempo todo

Foi-se o tempo em que uma bateria de celular que durava 5 dias era considerada ruim. Hoje em dia, dificilmente os smartphones ficam ligados por mais de 24 horas, e plugar o aparelho no carregador toda noite já é hábito para muita gente.

O problema é que, mesmo depois que o celular já atingiu 100% da carga ou, ainda, quando não está nem ligado no carregador, ele continua puxando energia da parede, acredita? Para não ficar jogando energia fora, então, procure carregar seu smartphone durante o dia (assim você percebe quando ele terminou) e tire o carregador da tomada assim que acabar.

Usar lâmpadas incandescentes em vez de fluorescentes

Todo mundo já sabe que as lâmpadas fluorescentes gastam muito menos energia que as incandescentes — para ser mais exato, o consumo das primeiras chega a ser 75% menor! No entanto, há quem ainda insista em usar as incandescentes por causa da cor mais amarelada.

Se você é um desses, pode parar de desperdiçar energia: também tem lâmpadas fluorescentes amareladas, é só comprá-las para diminuir o preço da conta de luz sem precisar deixar sua casa toda branca!

Lavar roupa com mais frequência que necessário

Você tem o hábito de lavar roupa em um dia determinado da semana, mesmo que o cesto de roupa suja esteja meio vazio? Pois saiba que a máquina gasta a mesma energia sempre, estando o balde cheio ou vazio. Sendo assim, por que não esperar mais uma semana para encher a lavadora e reduzir o consumo desse aparelho pela metade?

Se esquecer de ajustar o termostato da geladeira no inverno

A geladeira é um dos maiores responsáveis por aqueles números desesperadores no preço da sua conta de energia, afinal, ela precisa gastar muita eletricidade para esfriar os alimentos nesse calorão. No inverno, porém, não é tão difícil assim refrigerar as coisas, já que a temperatura externa vai estar bem mais próxima daquela dentro do aparelho, certo?

Mesmo assim, se você não ajustar o termostato da geladeira (ou seja, configurá-la para refrigerar menos), ela vai continuar gastando, sem necessidade, a mesma quantidade de energia que gasta no verão, sabia? Então não se esqueça de fazer isso! Consulte o manual do seu refrigerador, se precisar.

Ter eletrodomésticos muito antigos e ultrapassados

Por falar em geladeira, outro erro que pode fazer com que ela — e outros eletrodomésticos — gastem muito mais energia é mantê-los por mais de 10 anos. Está certo que, quando compramos um aparelho assim, queremos que ele dure “a vida toda”, mas a verdade é que os eletrodomésticos mais antigos podem gastar até o dobro de eletricidade que os mais modernos, por isso trocá-los é uma economia, e não um gasto!

Aliás, outra troca que pode gerar muita economia na sua conta de energia é substituir o chuveiro elétrico por um que funciona com aquecimento solar. Desse jeito, você pode tomar seu banho sem pressa e ainda reduz o preço da sua conta em até 40%.

Está cometendo algum desses erros na sua casa? Conhece outros equívocos que podem fazer a conta de luz subir? Deixe um comentário aqui embaixo e não perca também nosso post com 6 dicas que vão te ajudar a economizar ainda mais energia!

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *