Precisamos conversar sobre o consumo de energia da sua casa

Você está construindo ou reformando e sabe que a fase mais importante da obra é o planejamento, certo? Além de estudar o orçamento para cada etapa do trabalho, você também não abre mão de escolher materiais de primeira qualidade, sem falar na preocupação com a questão ambiental e no consumo de energia?

Muito mais do que simplesmente preocupar-se com a economia de eletricidade durante a rotina doméstica, você quer conscientizar a sua família sobre o uso racional da energia elétrica antes mesmo de a obra ser finalizada, não é?

Para te ajudar nessa tarefa de consumo consciente aliada à economia e ao bem-estar da sua família, trouxemos este artigo que vai desconstruir os principais mitos sobre o consumo de energia, para que você invista em instalações funcionais, modernas e inteligentes. Confira!

Chuveiro de 220 volts esquenta mais?

Não. A tensão de um aparelho não interfere em seu consumo de energia, portanto não faz diferença se o aparelho é 110 ou 220 volts. O que influencia no consumo é a potência do aparelho e o tempo em que ele é mantido ligado: quanto maior a potência e quanto mais tempo você utilizá-lo, mais alto será o valor da conta de luz.

Faz diferença tirar os aparelhos da tomada antes de sair de casa?

Essa medida não faz uma diferença significativa na conta de luz. Isso porque o hábito de manter os aparelhos conectados à tomada consome pouquíssima energia. No entanto, a economia poderia ser significativa se os milhões de pessoas que mantêm os aparelhos na tomada resolvessem desconectá-los quando desligados.

Posso deixar o carregador sozinho na tomada?

Nesse caso, o consumo de energia é mínimo, sobretudo no que diz respeito a carregadores mais modernos. Mas não custa desconectá-los, não é?

Posso manter o aparelho na tomada mesmo quando a carga já está completa?

Quando a bateria já está completamente carregada, não há mais energia a ser puxada pelo carregador. Porém, assim como no caso anterior, um consumo mínimo ainda existe.

Posso secar roupas atrás da geladeira?

Não faça isso, a menos que você queira reduzir a vida útil do eletrodoméstico e aumentar consideravelmente o valor da sua conta de luz. Isso porque, ao colocar roupas molhadas ou úmidas atrás da geladeira, você dificulta a dissipação do calor, que é feita por meio das grades traseiras do aparelho.

Desse modo, o motor precisa trabalhar mais para manter o resfriamento no interior da geladeira, resultando no desgaste da peça e no aumento do consumo elétrico. Portanto, esqueça esse hábito!

O ar-condicionado é o maior vilão do consumo de energia?

Não. O chuveiro elétrico é o maior responsável pelo valor da conta de luz. Após o chuveiro vem o ferro de passar, a geladeira e, só então, o ar-condicionado.

Aquecedor solar consome muita energia?

Esse é, sem dúvidas, o maior mito da lista. Acontece justamente o contrário: o uso de aquecedores solares diminui consideravelmente o consumo de energia elétrica nas residências, pois esse tipo de instalação se utiliza de uma fonte de energia limpa e inesgotável para aquecer a água da sua casa: o sol.

Funciona assim: o sistema é composto basicamente pela interação das placas (coletores solares) e do boiler (reservatório térmico). As placas absorvem a energia solar que, em seguida, é transferida para a água que está circulando pelas tubulações do sistema.

Isolada termicamente, essa água aquecida cai direto no reservatório, onde fica armazenada até que seja consumida nas instalações domésticas. Assim, o aquecedor solar é capaz de aquecer a água de forma ecologicamente correta, gerando economia na conta de luz.

Ao instalar um sistema de aquecimento solar, você consegue reduzir em até 30% o valor da sua conta de luz, já que estará utilizando uma energia limpa para o aquecimento. Levando em consideração que o Brasil é um país tropical — no qual se faz sol o ano inteiro —  o investimento torna-se ainda mais vantajoso!

Agora que você já sabe toda a verdade sobre o consumo de energia elétrica, já pode investir com comodidade e segurança nas instalações mais vantajosas para sua casa. Ficou interessado na funcionalidade dos sistemas de aquecimento solar? Então baixe nosso e-book e aposte na melhor maneira de economizar!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"