Como o aquecedor solar reduz custos de energia?

Na tentativa de reduzir gastos, as pessoas procuram adotar práticas mais conscientes de consumo. Medidas como diminuir o tempo do banho ou substituir o ar-condicionado pelo ventilador costumam trazer algum resultado.

Você sabia que é possível reduzir ainda mais os custos de energia? Com o aquecedor solar, a economia pode chegar a 40% do valor da fatura.

Neste artigo vamos tratar das principais características desse sistema de energia e demonstrar como ele pode ser uma ótima opção para você. Confira:

Funcionamento do aquecedor solar

Em síntese, podemos dizer que o aquecedor solar funciona com a combinação de dois itens: as placas coletoras, que ficam expostas à luz solar e são responsáveis por absorver a radiação que entra em contato com a água, e o reservatório térmico (boiler), que armazena a água sem perda da temperatura.

Aquecedor solar no Brasil

As condições climáticas no Brasil são altamente favoráveis à utilização do sistema de aquecimento solar, mas o potencial dos recursos naturais ainda não é aproveitado como poderia.

A utilização do aquecedor solar não é exatamente uma novidade do mercado. Desde a década de 1980, a ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define as diretrizes para o desenvolvimento do sistema.

O aquecedor solar e a redução dos custos

A instalação de um aquecedor solar em âmbito residencial pode custar entre R$ 2.000,00 e R$ 6.000,00. O preço tende a ser mais baixo quando a instalação ocorre durante a construção do imóvel, mas nada impede que o sistema seja implantado em imóveis prontos.

Muitas pessoas descartam a possibilidade de usar o aquecedor solar por acharem que o custo de instalação é muito alto. Não deixa de ser verdade que o investimento inicial é maior que em outros sistemas — é mais caro, por exemplo, instalar as placas coletoras do que um chuveiro elétrico, mas é preciso considerar o retorno a médio e longo prazo.

A água aquecida é utilizada, na maioria dos casos, em dois equipamentos: o chuveiro elétrico e a piscina. Historicamente, o banho quente é considerado o grande vilão das faturas de energia elétrica. Conseguir utilizar outra fonte de energia justamente nesses itens tão significativos é certeza de economia no final do mês.

Retorno e valorização

Com o passar do tempo, a economia na fatura de energia elétrica vai compensar o valor que foi gasto na instalação. Considerando que o aquecedor solar tem uma vida útil de aproximadamente 20 anos e que é possível recuperar o investimento em um prazo médio de dois anos, o sistema é altamente vantajoso.

Vale destacar, ainda, que um imóvel que conta com um sistema de aquecimento solar é mais valorizado no mercado imobiliário. Cada vez mais pessoas estão cientes da economia proporcionada pelo aquecedor e priorizam também um sistema de energia limpa e sustentável.

Há vários benefícios em colocar um aquecedor solar em sua casa. Ponderando os fatores apresentados neste artigo, é mais fácil entender a relação custo-benefício e deixar de levar em conta apenas os custos iniciais.

E você, ficou interessado em instalar um aquecedor solar? Gostaria de obter mais informações? Não deixe de entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"