Como fazer aquecedor solar? Aprenda aqui!

Se você procura uma maneira de tornar a sua casa econômica e moderna, saiba que isso é possível. O que você acha de aprender como fazer aquecedor solar?

Economizar energia é uma das maiores demandas do século XXI. Então, seria ótimo vivenciar a sustentabilidade enquanto cuidamos da saúde do nosso bolso!

Pensando nisso, muita gente quer saber como fazer esse sistema de aquecimento. Para ajudar nessa questão, mostraremos como fazer um aquecedor solar. Confira!

O funcionamento do aquecedor solar

Essa estrutura possibilita o aquecimento da água utilizando os raios solares. Para que isso ocorra, é preciso montar um sistema capaz de transformar a energia do sol em calor, transferindo-o para a água.

Componentes do aquecedor solar

Para construir esse sistema, é necessário montar algumas peças. Opte por materiais de boa qualidade, a fim de se obter o resultado esperado. Veja o que é necessário.

Coletores

São placas que podem ser feitas utilizando diversos materiais. Elas têm a função de coletar e transformar a energia do sol em calor.

Reservatório de água

Ele armazena a água e precisa ter isolamento térmico. Dentro desse recipiente devem ser instalados uma boia ligada a um tubo vertical que conduzirá a água fria para o fundo e um pescador que levará a água quente para o chuveiro.

Misturador com suporte térmico

Essa estrutura permite que chegue água aquecida ao chuveiro. É necessária colocação de um dimmer — dispositivo usado para acionar a energia elétrica, caso a água não esteja aquecida o bastante. Nos produtos domésticos, às vezes, é necessário recorrer a esse processo.

Lista de materiais

Vamos mostrar como confeccionar um aquecedor solar caseiro, utilizando placas tubulares de PVC. Esse equipamento tem capacidade de aquecer aproximadamente 200 litros de água. Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 2 a 3 placas de PVC de 1,20 metro;
  • tubos de PVC — escolher material compatível com o uso de água quente, respeitando o seu limite de temperatura;
  • cola ou resina;
  • tinta preta fosca;
  • lixa fina;
  • caixa d’água — ser for comum ela deve ser revestida com manta de alumínio;
  • conduíte para fazer o pescador — tubo que leva a água quente para cima;
  • 2 boias;
  • dimmer — para acionar o chuveiro elétrico caso seja necessário.

O passo a passo da instalação

  • pintar as placas passando 2 ou 3 demãos de tinta preta e depois lixar e impermeabilizá-las passando cola nos dois lados; 
  • unir uma placa à outra, encaixando-as aos tubos utilizando cola ou resina;
  • encaixar e fixar um tubo de cada lado — um para a entrada de água fria e outro do lado oposto para a saída de água quente;
  • instalar o equipamento no madeiramento do telhado com caída para o norte, a fim de potencializar a incidência dos raios solares;
  • preparar a caixa coletora, fazendo 5 furos — 2 na parte de cima, para a entrada de água da rua e para a saída pelo ladrão — 3 furos na parte de baixo, sendo dois para a entrada e saída de água para os coletores e outro para levar água quente para o chuveiro;
  • colocar na parte interna do reservatório um tubo vertical com boia na entrada de água da rua. Ele vai conduzir a água fria para o fundo;
  • fixar também um conduíte anexado a uma boia para conduzir a água quente, que é mais leve, para cima;
  • fazer as ligações externas — água fria do reservatório para a placa, água quente da placa para a caixa e dessa para o chuveiro.

Feito isso, é só testar o aquecedor e ver se já dá para começar a aproveitar os seus benefícios.

Enfim, o uso do aquecedor solar certamente potencializa a economia de energia elétrica, reduzindo muito as suas despesas. É bom lembrar também que as soluções caseiras podem não ser a melhor alternativa.

Empresas especializadas nesse segmento oferecem opções seguras, eficientes e personalizadas. É possível encontrar bons preços e qualidade e a economia com energia certamente pagará o investimento.

É sempre bom saber como fazer aquecedor solar, mas é importante investir no que trará economia com segurança, tranquilidade e comodidade. Tem alguma dúvida ou experiência sobre o assunto? Então, deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"