Checklist: o que eu não posso esquecer no meu novo imóvel em 2017?

Economizar um dinheiro ao fim de cada mês é o objetivo de muitas famílias, mas nem sempre sai como o planejado. Às vezes, controlar os gastos dentro de casa não é fácil. Por isso, existem certas medidas que podem ser adotadas no projeto do seu novo imóvel, e atitudes que você pode tomar no dia a dia que vão auxiliar na economia do lar, além de ajudar o meio ambiente.

Pensando nisso, preparamos um checklist para você conferir se não está esquecendo nada na hora de averiguar seu novo imóvel e começar 2017 com o pé direito. Confira!

Economia de água e energia no novo imóvel

  • Evite deixar a torneira pingando. Se ela estiver quebrada, conserte-a o mais rápido possível, e não tente apertar mais a torneira, pois isso pode desgastar a arruela e agravar o vazamento. Isso evita o desperdício de aproximadamente 2.000 litros de água no mês.

  • Coloque a geladeira em local apropriado, evitando deixá-la próxima a fogões e locais onde a exposição ao sol é constante, isso diminui o consumo de energia, fazendo com o que a geladeira trabalhe menos.

  • Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED, elas são muito mais econômicas e eficientes, com grande durabilidade.

  • Faça um teste de fuga de energia, se você acha que o consumo na sua casa é menor do que a conta de luz mostra no fim do mês. É bem simples, basta desligar todas as luzes e aparelhos elétricos da casa e esperar por alguns minutos; o medidor de luz deverá parar. Se isso não acontecer, chame um eletricista; provavelmente, há fuga de energia por problemas na fiação.

Implantação de coleta seletiva em casa

Ajudar o meio ambiente é muito importante e não é nada complicado. Se você já faz a coleta seletiva em casa, ótimo; se não faz, não precisa nem esperar 2017 chegar para começar, pois é muito simples. Não vai ser necessário comprar nenhum contêiner colorido para separar o lixo.

Em uma caixa, você pode separar todo tipo de papel reciclável que for jogar fora, por exemplo: jornais, revistas, papéis de escritório, entre outros. Mas vale lembrar que eles não podem estar sujos de gordura e restos de comida.

Em outro reservatório, você deve colocar todo tipo de lixo seco que seja reciclável, como vidro, plásticos e metais. É importante ressaltar que esses materiais devem ser limpos antes de serem descartados, até porque podem causar mau cheiro, além de facilitar o trabalho de quem faz a separação para a reciclagem.

Investimento em um aquecedor solar

A energia solar é uma forma alternativa e complementar de energia, totalmente renovável, limpa e sustentável. Com 1 m² de coletor instalado, já se evita a inundação de uma área com 56 m² para geração de energia elétrica, economizando 66 litros de diesel, 55 kg de gás de cozinha, 73 litros de gasolina e evitando a queima de 220 kg de lenha por ano.

Além de ser amigo do meio ambiente, o aquecedor solar também é amigo do seu bolso, podendo proporcionar uma economia de 70% na conta de energia no fim do mês, sendo assim um investimento de retorno relativamente rápido.

E aí, gostou do nosso post? Então, deixe seu comentário falando o que não pode faltar no seu novo imóvel em 2017.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"