6 cuidados para ter com a sua piscina!

Em dias de verão, a piscina pode ser um verdadeiro alívio para o calor. Mas antes que você possa mergulhar e se banhar em suas águas cristalinas, é preciso executar todo um trabalho de manutenção que prolonga a sua perfeição.

Acompanhe o post de hoje e descubra quais cuidados com a piscina são necessários no dia a dia!

1. Livre-se dos detritos

É importante varrer a superfície da piscina, eliminando detritos flutuantes, e esvaziar o skimmer, o que vai levar apenas um minuto ou dois. Elimine estes resíduos longe da piscina, tomando cuidado para que a sujeira não retorne.

Se você tiver árvores e arbustos (que possam soltar folhas e galhos na água) próximos à piscina, considere a possibilidade de removê-los. Você pode substituí-los por pequenas plantas ou trepadeiras nos muros em volta.

2. Aspire o fundo da piscina

Uma piscina média requer cerca de 30 minutos de aspiração. Mova o aspirador lentamente pela água, em linhas paralelas, como se estivesse aparando o gramado.

Preste atenção na mangueira e note se ela está flutuando. Isso pode indicar um buraco nela ou uma sucção pouco eficaz, devido ao filtro cheio.

Complete os cuidados com a piscina e a limpeza escovando quaisquer algas com uma escova de nylon conectada ao aspirador.

3. Ajuste os níveis químicos da água

O melhor é testar semanalmente os níveis químicos da água. Ajuste primeiramente o pH da água: usando ácido clorídrico, se estiver superior a 7.6, ou algum produto como o bicarbonato de sódio, se estiver abaixo 7.2.

Se o cloro estiver inferior a 1 parte por milhão (ppm), ou se a alcalinidade estiver inferior a 90 ppm, dissolva cloro e/ou acrescente alcalinidade em um balde de água, espalhando pela piscina.

4. Faça a retrolavagem dos filtros

Coloque a válvula do filtro em “lavagem” para redirecionar o fluxo de água. A maioria das piscinas usa um dos três tipos de filtro: areia, terra diatomácea (DE) ou cartuchos.

Modelos em areia deixaram de ser utilizados nos novos modelos de piscinas, pois armazenavam muita sujeira. A retrolavagem desse tipo direciona a água suja para uma área de resíduos ou esgoto.

Com um filtro DE, os restos argilosos de organismos marinhos fazem a filtragem e a lavagem, direcionando a sujeira para um saco no filtro (esvazie a cada duas semanas e substitua em poucos anos).

Já os modelos de cartucho são unidades removíveis, bastando remover o filtro sujo e trocar por outro. Considere substituir o modelo de areia por um DE ou sistema de cartucho para os cuidados com a piscina. Será melhor tanto na hora de limpar como para economizar água, além de serem melhores para o meio ambiente.

5. Limpe o filtro da bomba

Essa limpeza é importante, pois o acúmulo de sujeita pode danificar a bomba. Em primeiro lugar, desligue o sistema. Em seguida, feche a válvula do skimmer na frente da bomba, mantendo toda a água no lugar, de forma que o sistema não precisará ser reiniciado quando você religar o equipamento.

Agora é só soltar a tampa da armadilha e retirar o cesto, esvaziando-o no lixo.

6. Prepare sua piscina para períodos fora do verão

Para manter a temperatura da água o mais agradável possível, a melhor opção é usar lonas para cobrir a água. Estas coberturas, além de ajudar nos cuidados com a piscina, ao proteger de sujeiras, também terão o poder de manter uma temperatura mais quente da água.

Caso você opte por utilizar sistemas de aquecimento de água, as coberturas poderão ajudá-lo a poupar gastos, uma vez que a água não só irá aquecer mais rápido, mas também já poderá estar morna no momento do aquecimento.

Está por dentro de todos os cuidados com a piscina? Quer acompanhar as novidades do canal? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"