5 dicas para aumentar a venda de aquecedor solar

Convencer o cliente a realizar uma compra é sempre algo difícil e desafiador. A boa notícia é que o mercado ― para esse segmento ― está cada vez mais aquecido.  Esse contexto favorável não renderá frutos por si só. Se você deseja aumentar a venda de aquecedor solar, é necessário planejamento, organização, foco e controle para atingir o sucesso.

Pensando nisso, selecionamos 5 excelentes dicas para que você possa aproveitar o potencial de crescimento do setor e aumentar suas vendas. Confira:

1. Mantenha o foco nas necessidades do cliente

A primeira coisa a se pensar para aumentar as vendas é o interesse do cliente. Qualquer empresa que inicie seu marketing dizendo quão bons são os seus produtos, estará cometendo um grave erro. O foco deve estar sempre no cliente, não na empresa: quais soluções estão sendo oferecidas para resolver seus problemas? Como vão se beneficiar?

2. Adapte sua mensagem para aumentar a venda de aquecedor solar

Você deve adaptar sua mensagem às principais necessidades dos clientes. Por exemplo: a fome não é a única, mas é a principal necessidade que leva os consumidores a comprarem comida. No que se refere aos aquecedores solares, as principais necessidades tendem a ser:

  • aumentos recorrentes da tarifa de energia elétrica;

  • alto custo das contas mensais de luz;

  • preocupações ambientais;

  • desejo de aprovação social (status) e autoapreciação.

3. Eduque seus clientes

A principal preocupação das pessoas que estão se decidindo, neste exato momento, sobre a viabilidade da compra um aquecedor solar, diz respeito ao seu lembrete mensal de que estão pagando cada vez mais caro por coisas tão simples quanto um banho quente.

Você deve direcionar mensagens educativas a seus clientes para combater a ideia de que aquecedor solar é um produto muito caro. Mostre a eles que os preços caíram consideravelmente ao longo dos anos e que, mais do que uma simples compra, trata-se de um investimento no conforto de suas famílias e que proporcionará claros benefícios financeiros.

4. Divulgue seu produto em dias estratégicos

Comprometa sua publicidade para educar o cliente sobre a economia inerente à utilização do aquecedor solar. Se você souber quando a empresa de energia elétrica de sua região envia os boletos de pagamento, segmente esses dias com anúncios na web ou junto às mídias tradicionais (rádio, TV e jornal impresso).

5. Aproveite o “poder da comunidade”

Vá até o bairro do cliente após a instalação do aquecedor solar e busque contatar a comunidade. Deixe folhetos. Peça ao seu cliente para apresentá-lo a alguns vizinhos. Coloque sinais visuais para marcar sua presença no local e dizer que aquela pessoa confiou em você para colocar um aquecedor solar em seu telhado.

Ciências humanas como a Psicologia e a Sociologia já alertaram sobre o poder influenciador de sentimentos humanos básicos como o ciúme e a inveja. Se a casa de alguém no bairro está equipada com aquecedor solar, seus vizinhos interpretarão o fato como um símbolo de autossuficiência, independência e orgulho.

Isto será um forte motivador para gerar o interesse de compra e alavancar a venda de aquecedor solar, afinal de contas, o vizinho está um passo à frente no que diz respeito aos cuidados e a melhorar a vida de sua família.

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